domingo, 10 de outubro de 2010

Estação Meteorológica Convencional Didática CEF 03 de Brasília

     Completamos um mês de atividades da nossa Estação Meteorológica com as medidas realizadas no período vespertino, às 13 h 10 min, às 15 h 45 min e às 18 h. Ainda não foi possível operacionalizar a escala para as medidas, mas não faltam alunos interessados em realizá-las em todos os horários. Muitos alunos já são capazes de realizar as medidas corretamente de forma independente.
     O próximo passo é o tratamento e divulgação dos dados coletados no mês de setembro/2010 e, a cada segunda-feira, os dados das semana anterior.
     Foi de fundamental importância para a realização das atividades, a participação do INMET/DF ao receber nossas turmas em visitas e  do Laboratório de Instrumentos que forneceu o projeto do abrigo e nos orientou na calibração dos instrumentos. Também tivemos a honra de receber o Sr. Jorge Emílio, chefe do Lab. de Instrumentos do INMET e de um técnico na cerimônia oficial de início das operações de nossa Estação, em 13 de setembro.
     Não podemos deixar de citar o empenho e a participação dos voluntàrios colaboradores Heloísa, Nathan, Paula, Rodrigo L., Rodrigo P., Stephany, Thaís e Vinícius M. que, sem eles, o trabalho seria muito mais difícil de ser executado e concluído, se não, inviabilizado.
    A experiência está sendo muito positiva em lidar com Meteorologia em sala de aula, tornando significativas para os alunos as habilidades propostas nas diversas disciplinas, em particular, das habilidades matemáticas para a 5ª série (6º ano) das Séries Finais do Ensino Fundamental e, para os educadores a satisfação de poder contribuir para o desenvolvimento intelectual de nossos jovens.
     Uma frase de Confúcio que nos orienta nesta caminhada de educador: "O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu aprendo."

Nenhum comentário: